sexta-feira, 31 de maio de 2013

EU E MEUS COLEGAS DE CLASSE


Os colegas de classe

A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social.  
A escola de Educação Infantil é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. 
A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. 
Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma auto imagem positiva. 

Algumas atividades 






















segunda-feira, 6 de maio de 2013

A SALA DE AULA



Já nos primeiros dias, estabelecer os famosos combinados pode evitar problemas e garantir um bom relacionamento ao longo do ano. Comece discutindo com a garotada o que espera do ano que se inicia e qual a melhor maneira de trabalhar em grupo para alcançar esses objetivos. Formule com todos (e escreva no quadro) a continuação das seguintes frases: “Temos direito a…” e “Somos todos responsáveis por…”. Lembre-se de que a declaração de direitos e deveres deve ser inspirada nas normas gerais da escola – que os alunos precisam conhecer – e ser focada no que deve ser feito, e não no que é proibido. A etapa seguinte é descobrir o que as outras turmas da escola combinaram. A troca de informação, além de enriquecer os tratados feitos por eles, promove a integração com colegas de outras classes. Ao terminar, peça a cada um que copie os tratados e cole na agenda. Assim, o texto estará sempre à mão. Além disso, os estudantes podem produzir dois grandes cartazes em cartolina para pendurar na parede da classe.


ALGUMAS ATIVIDADES:









sexta-feira, 3 de maio de 2013

A ESCOLA


COMUNIDADE ESCOLAR
UMA ESCOLA QUE PROPORCIONA UM ENSINO DE QUALIDADE TEM JUNTO A SI A FORÇA DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR.
COMUNIDADE ESCOLAR
1. Corpo social de uma escola, composto por docentes, por discentes e por outros profissionais da escola, além de pais ou de responsáveis pelos alunos. 2. Conjunto de pessoas envolvidas diretamente no processo educativo de uma escola e responsáveis pelo seu êxito. A comunidade local e a família, por exemplo, em uma concepção moderna de escola, fazem parte da comunidade escolar." (Cf.PERSPECTIVAS para a qualidade da informação. FONTES em educação: guia para jornalistas. Brasília: Fórum Mídia & Educação, 2001. p. 399.)


COMO É A SUA ESCOLA?

Como a própria definição diz, Comunidade Escolar é o corpo social da escola. Assim, escola não é somente formada por alunos, professores e diretores.
Nos tempos atuais a escola precisa ser formada por um grupo, que trabalhando coletivamente atenda as necessidade dos alunos e da sociedade. São eles: alunos, professores, diretor, coordenador, serventes, merendeiras, inspetores, pais, enfim todos aqueles que direta ou indiretamente estão envolvido com o ensino-aprendizagem.
Muita gente não sabe, mas escola de qualidade é aquela que possui espaços para discussões e decisões coletivas. É isso aí. Acabou o tempo em que o diretor ditava as regras. Agora todos podem apontar o que está errado e dar sugestões para melhorar. Mas não é só isso. Também temos que colocar a mão na massa. Muita coisa  os órgãos públicos devem fazer pela escola, mas muitas outras podem ser feitas por nós.
Então pense e responda para si mesmo: O que você fez hoje para melhorar a sua escola?


As Reuniões de Pais, Reuniões de Conselho, Reuniões de APM, Assembleias de Classe, Reuniões de Planejamento e HTPCs podem representar ótimas situações para discutirmos problemas da escola, levantar sugestões e traçar planos de ação. Mas é claro que não é somente em reuniões que devemos nos manifestar. No recreio, em conversas informais, podemos trocar idéias sobre nossa escola para depois compartilhá-las em assembléia.

Atividades para trabalhar com os pequenos: